Conheça o Instituto Veritas
 
     
     
     
     
     
     
     
Assessoria e Consultoria
     
     
     
     
Educação a distância
 
 
 
 
Área acadêmica e administrativa
 
 
Material de Apoio
 
 
 
 
 
 
Atendimento via chat
 
 
Acesso de alunos e professores »
Email:  Senha: 

Notícias

 
Listar todas as notícias
20/01/2015 - Ensino a Distância cria Oportunidade de concluir os estudos
 
Ensino a Distância cria oportunidade de concluir os estudos 

Com crescimento de 3,6% a modalidade atende principalmente estudantes com pouco tempo disponível

O Ensino a Distância (EaD) é uma alternativa, principalmente, para quem dispõe de pouco tempo para estudar, mas quer se manter no mercado de trabalho. Disciplina e organização são as palavras essenciais para quem escolhe este método que já corresponde a 15,8% das matrículas no ensino superior.

Iracilda Vieira, 58, começou a trabalhar como professora­ aos 18 anos. Desde o início da carreira realizou pequenos cursos, mas apenas aos 45 anos iniciou a graduação. "Naquela época não precisava ter faculdade, apenas o magistério já era suficiente para poder dar aula': lembra. Iracilda faz parte de um número cada vez maior de estudantes que buscam no ensino a distância uma alternativa de especialização. "Surgiu a oportunidade de fazer Pedagogia sem ter de frequentar a universidade todos os dias, aproveitei, pois para o meu emprego isso era muito bom': explica. O curso, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), durou 4 anos e tinha apenas uma aula presencial por semana. Uma rotina de estudos compatível com as 40 horas de trabalho semanais da professora, responsável também pela casa e educação de três filhos. O perfil de Iracilda é muito semelhante ao da maioria dos alunos de EaD. Segundo o Censo realizado pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (Eabed) e que ouviu 309 instituições, cerca de 56% das matrículas feitas nesta .modalidade é de mulheres, acima dos 30 anos e que já estão trabalhando.

A maioria das vagas preenchidas é na licenciatura, com 39,1 %, seguida por 31,3% do bacharelado e 29,6% do tecnológico. Quase a totalidade é oferecida por instituições privadas, sendo que o ensino público neste caso corresponde a apenas 13,4%. A quantidade de opções também aumentou na última década. Atualmente existem 1258 cursos à distância. O crescimento é justificado pela busca cada vez maior. No período entre 2012 e 2013, de acordo com o último Censo da Educação Superior, a modalidade EaD teve incremento de 3,6%, e já representa 15,8% de todas as matrículas na graduação, contra 84,2% das presenciais. Ao todo são 7,3 milhões de alunos estudando remotamente. A pós-graduação também ganha espaço com mais de 200 mil inscritos.

Apesar das facilidades oferecidas pelo ensino a distância, como estudar em qualquer lugar, escolher os próprios horários e valores mais atrativos, alguns cuidados são necessários. Disciplina e organização são essenciais para que o aluno mantenha o foco, pois, ao contrário das aulas presenciais, não há o acompanhamento constante de um professor orientando as atividades. "Tem pessoas que dizem que é mais fácil fazer EaD, eu não acho.

Sempre tive que correr atrás das informações e explicações. Qualquer estudo dependia exclusivamente de mim': justifica Iracilda. Para o professor de Ensino a Distância, Filipe Ferrari, a determinação do aluno é o que faz ele seguir em frente.

Mesmo com o crescimento no número de inscritos no EaD, a quantidade de desistências ainda é preocupante. Metade dos que ingressam não terminam o curso. "Não há o papel do professor fazendo a 'cobrança'. E necessário criar uma rotina de estudos': explica. Desconectar das redes sociais, buscar um local tranquilo, além de anotar datas de avaliações e prazos são dicas simples para a organização do estudo.

Porém a troca de experiências com o professor continua sendo um ponto importante para o crescimento do estudante. O ideal é priorizar a primeira formação, se possível, presencial. "Para os adolescentes, é imprescindível que o EaD seja apenas um complemento, pois nesse estágio do desenvolvimento não é possível estabelecer contato apenas virtualmente, pondera Filipe.

Outros públicos também estão sendo visados pelo ensino a distância. Marcos Oliveira é presidente de uma plataforma de ensino online para estudantes dos ensinos fundamental e médio. A ideia, pioneira no país, conta com 1000 alunos matriculados e outros 7 mil inscritos no canal da empresa no Youtube. Por meio de um site são disponibilizados vídeos com conteúdos de reforço e preparatórios para concursos, vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os materiais, com cerca de 8 minutos de duração, buscam tornar mais atrativos os assuntos estudados na escola. "Um conteúdo que em sala de aula é trabalhado em 45 ou 50 minutos, em nossa plataforma está dividido em vários vídeos. Estas aulas estão disponíveis em pacotes que contemplam as várias necessidades de cada aluno do Brasil e exterior", conta Marcos. Iniciativas como estas, para atrair e fidelizar os alunos, estão se tornando comuns. O levantamento realizado pela Abed revelou que 80% das instituições contam com equipes tecnológicas próprias para produzir vídeos, roteiros e jogos. “Através deste modelo o aluno pode estudar na hora e local que melhor se adequar, usando um smartphone, computador ou tablet que tenha acesso à internet. Ele tem a possibilidade de rever os conteúdos enquanto se desloca do trabalho para casa, por exemplo. Além disso, todo o sistema de métricas associadas ao rendimento e frequência do aluno estão disponíveis para pais, escolas e professores”. 

 


Jornal À Notícia. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veja outras notícias
14/06/2017 Pós Graduação à Distância - UNESC/INSTITUTO VERITAS
12/06/2017 Depoimento - Grupo de Estudos de Xangri-lá/RS
12/06/2017 Depoimento - Vanusa Aparecida de Melo Godoi
06/06/2017 Pós-graduação on-line para se qualificar sem abrir mão do tempo livre
05/06/2017 REFORMA DO ENSINO MÉDIO ESBARRA EM FALTA DE ESTRUTURA E RECURSOS

Listar todas as notícias
Instituto Véritas - Br 470 km 89, Centro N° 630 CEP:89138000 - Ascurra - SC Fone: (47) 3383-0440 | Desenvolvido por Vale da Web
Todos as logos e marcas neste site são de propriedade de seus respectivos donos. Os comentários são de propriedade dos postadores. Demais conteúdos © 2008 por Instituto Véritas.